lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer E-mail
Seg, 04 de Junho de 2018 12:05

alt

Alguns cuidados são essenciais para saúde da mulher e independem da faixa etária. Hábitos como alimentação saudável, atividade física e consulta médica regular melhoram a qualidade de vida e ajudam na prevenção do câncer e outras doenças. “Exercícios físicos diminuem as chances de reincidência da doença. O movimento vai além da resistência física, ele aumenta a eficácia do sistema imunológico e obviamente impede o desenvolvimento de doenças”, reforça a fisioterapeuta Norma Brasil, do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), do Governo do Ceará.

Segundo Norma, simples adaptações na rotina podem fazer a diferença. “Caminhar pequenas distâncias, pedalar e até mesmo evitar o uso do elevador são formas de se exercitar”, diz. Conforme pesquisa recente do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer, os maus hábitos são facilitadores para o surgimento da doença. A expectativa é de que até 2035, serão aproximadamente 24 milhões de novos casos de câncer no mundo, um crescimento de 58% se comparado ao ano de 2012, com cerca de 14,1 milhões de casos. “Além dos agentes de risco, existem alguns cofatores como o tabagismo, o álcool, o sedentarismo e a obesidade, que contribuem para a predisposição de desenvolvimento de lesões malignas. A presença deles na rotina interfere diretamente na defesa imunológica da pessoa”, afirma a ginecologista e diretora clínica do IPC, Ana Catarina Machado.

Na lista dos bons hábitos, a ida regular ao médico deve ser uma das prioridades. “Com o acompanhamento é mais fácil prevenir, qualificar o tratamento caso haja diagnóstico positivo. E claro, através dos exames preventivos, o paciente fica mais consciente sobre a importância de adotar uma rotina mais saudável”, complementa a ginecologista. E é no ambulatório de fisioterapia que a prática de exercício é estimulada e vai além das atividades de preparação, adaptação e reabilitação para o pré e pós-operatório. Ana Maria Ferreira, de 72 anos, mastectomizada, mantém uma rotina saudável e vai ao IPC duas vezes por semana para a prática de exercícios. “Comecei vindo para reabilitar o movimento do meu ombro, que depois da cirurgia ficou um pouco comprometido. Depois passei a vir para fortalecer os movimentos e hoje porque sei da importância de me movimentar. E não fico só aqui não. Caminho todos os dias”, declara. O IPC é referência estadual no diagnóstico dos cânceres de colo de útero e mama.

alt

Tratamento no IPC


O tratamento cirúrgico ou clínico do câncer podem acarretar algumas limitações físicas, funcionais e emocionais. Para as pacientes em tratamento, o exercício – sempre seguindo orientação de um profissional capacitado – também é importante. A fisioterapia oncológica é atuante desde o diagnóstico até o fim do tratamento.“No ambulatório são realizadas práticas que busquem preservar, desenvolver e restaurar alguns movimentos que podem ser afetados pelo tratamento oncológico”, ressalta Norma Brasil.

Ana Maria operou-se de um câncer de mama e sentiu dificuldades no pós-operatório. “Trabalhei a vida toda como cabeleireira, depois da cirurgia eu fiquei com dificuldade de levantar o braço. Secar um cabelo me causava muita dor”, fala. Situações como a dela são comuns. “Quando a paciente passa por uma cirurgia de mama, por exemplo, a retirada dos gânglios linfáticos da axila podem causar dificuldade na movimentação do braço”, explica a fisioterapeuta.

Para evitar sequelas como esta, por exemplo, é importante que a fisioterapia seja iniciada logo após o diagnóstico. “Já antes do pré-operatório, algumas atividades podem auxiliar no equilíbrio e na postura da paciente”, enfatiza a profissional. Além de reabilitar, a prática auxilia na autoestima. “Hoje movimento meu braço com muita facilidade”, comemora a paciente.



Assessoria de Imprensa –  IPC/CIDH/ Lacen
Suzana de Araújo Mont'Alverne
(85) 3101-1488
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

LAST_UPDATED2
 

Serviços

Agenda - Outubro 2021

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Instituto de Prevenção do Câncer - Rua Walter Bezerra de Sá, 58 – Aldeota - CEP:60135-225 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.1458 Localização do IPC

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados