lai

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Dia Mundial da Saúde tem programação em pelo menos 27 municípios do Ceará
Aumentar texto Diminuir texto
Dia Mundial da Saúde tem programação em pelo menos 27 municípios do Ceará E-mail
Ter, 03 de Abril de 2018 15:39

alt

Uma semana de atividades em vários municípios marca no Estado as comemorações do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, este ano com o tema “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”. A programação do #SaúdeParaTodos será encerrada pela Secretaria da Saúde do Ceará no domingo, dia 8, com uma manhã de promoção da saúde no Parque do Cocó, das 8 às 12 horas, com aula de zumba, alongamento, orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outas atividades.

Em 2018, as Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) também foram envolvidas na iniciativa e realizarão programação alusiva à data em pelo menos 27 municípios cearenses. A maior parte das atividades no interior do Estado será realizada no dia 6 de abril, próxima sexta-feira.

Os Conselhos Estadual e Nacional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza também estão participando com ações voltadas para prestar serviços à população ao longo desta semana.

Na manhã de 8 de abril, o Parque do Cocó sedia também a comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer e em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), promoverá a segunda edição do evento “Esporte na Rua”, que deve contar com 200 crianças que fazem atividades esportivas .

#SaúdeParaTodos
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde universal é garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação. Abrange toda a gama de serviços de saúde, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos.

Como expressão da saúde para todos no século XXI, a saúde universal exige o envolvimento de todos os setores da sociedade para combater a pobreza, a injustiça social, as lacunas educacionais e as condições de vida precárias, entre outros fatores que influenciam a saúde das pessoas. O principal objetivo do Dia Mundial da Saúde de 2018 é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer.

Esporte e Saúde
A iniciativa de aliar atividade física e saúde é uma forma de alertar a população para a necessidade de cada cidadão se sentir também responsável pelos próprios cuidados. O Ceará constrói no momento um novo modelo de saúde voltado para uma visão sistêmica, que prioriza também a prevenção e promoção.

"Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, que tem como tema Saúde para Todos, é importante para a gente refletir e compreender exatamente o que quer dizer o conceito de saúde. Quando a gente traz o tema Saúde para Todos, falamos dos mecanismos que preservam o estado saudável e que previnem o adoecimento", avalia o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.

alt

No Estado, um trabalho de organização e gestão está em desenvolvimento para atender a essa mudança. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) está elaborando a segunda fase do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, o Proexmaes II, que será objeto de contrato de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em execução a partir deste ano. Estão em preparação dez projetos estratégicos que integrarão o Proexmaes II.

Com mais acesso à informação e com o avanço da educação em saúde, o Ceará poderá contar com cidadãos mais predispostos a participar das decisões relacionadas à sua saúde e com maiores níveis de responsabilidade quanto ao seu processo pessoal de cuidados. As mudanças precisam adequar o sistema de saúde às necessidades da população, que está envelhecendo mais e sendo mais acometida por condições crônicas (como diabetes e hipertensão arterial).

Palestra

Nesta terça-feira, 3, às 13 horas, será realizada a palestra “A Importância do Sistema Único de Saúde e o papel do Controle Social para o seu fortalecimento”, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, no Centro Universitário Estácio de Sá (Fortaleza). Na sexta-feira (6), das 7h30min às 12 horas, haverá na Praça do Ferreira prestação de serviços à comunidade e atendimento jurídico sobre os direitos de acesso integral à saúde, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Ceará e Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No dia 7 de abril (sábado), serviços da Secretaria Municipal de Saúde serão oferecidos na Praça da Lagoinha, no Centro de Fortaleza.

Clique aqui e veja a programação

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara