lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Instituto de Prevenção do Câncer tem programação durante Outubro Rosa
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Instituto de Prevenção do Câncer tem programação durante Outubro Rosa E-mail
Seg, 03 de Outubro de 2016 14:33

alt

O Outubro Rosa chega para conscientizar as mulheres sobre os fatores de risco, proteção e da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema “Conhecer para Cuidar”, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), do Governo do Estado, terá programação rica em palestras sobre câncer de mama, que nas mulheres acarreta o maior número de mortes, seguido do câncer de pulmão, estômago e colo de útero. A abertura da programação será nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 9h30min, com a fala da diretoria e uma mesa redonda com o tema “Caminhos para os cuidados com o câncer de mama”, ministrada por Valdenrique de Sousa, mastologista do Hospital da Mulher.

O IPC é uma unidade de referência secundária para diagnóstico precoce (e tratamento quando indicado) de câncer de mama. O diagnóstico precoce e os cuidados com as mulheres reduzem a mortalidade no Estado. Na unidade são realizados em média 459 consultas de mastologia por mês, 488 mamografias, 200 ultrassons mamárias e 35 retiradas de nódulos, drenagem e biópsias (procedimento realizado no centro cirúrgico).

Dando continuidade à programação, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 a equipe de estagiários abrirá espaço para que as pacientes que aguardam atendimento saibam mais sobre os mitos e verdade sobre o câncer de mama. Um teatro de bonecos abordando o tema “Diagnóstico do câncer de mama” será apresentado às 9h30, no auditório, na quarta-feira, 19 de outubro. No dia 25, terça-feira, Maria Solange Paiva Pinto, enfermeira e coordenadora de educação permanente do Centro de Estudos do Hospital Cesar Cals, ministrará palestra sobre “Segurança do paciente”. Já na quarta-feira, 26 de outubro, as pacientes terão o dia da beleza, com oficinas de maquiagem.

Na quinta-feira, 27, o “Empoderamento do Paciente” será o tema do dia. A aula também sugerida pela enfermeira Maria Solange, acontecerá às 14h no auditório da unidade. Além disso, o grupo de dança formado pelos servidores fará apresentação. A programação também conta com feirinha de artesanatos. Nos dias 6,11,13,25 e 27, o grupo Toque de Vida, formado por mulheres que venceram a doença, fará a exposição de seu material. O grupo Roda Vida também participará da feirinha, nos dias 17 e 21.

Câncer de mama

O sintoma do câncer de mama é palpável. Com o autoexame é possível sentir a presença do nódulo (caroço) no seio. “Secreção no mamilo e nódulos na axila também são sinais de alerta”, ressalta Paola Borba, ginecologista do IPC. O diagnóstico precoce é fundamental. "Muitas mulheres só identificam a doença quando ela já está em desenvolvimento, e isso aumenta os riscos de morte”, afirma. Tabagismo, sedentarismo e obesidade são fatores de risco que contribuem para um aumento da incidência da enfermidade. "Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são bons aliados na prevenção de doenças, inclusive, o câncer de mama", diz.

O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições biológicas da paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.

Quase 60 mil pacientes com a doença foram identificados em 2015, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país. Apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.



Assessoria de Imprensa - Lacen/CIDH/IPC
Suzana de Araújo Mont'Alverne
(85) 3101-1488
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.



LAST_UPDATED2
 

Serviços

Agenda - Dezembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Instituto de Prevenção do Câncer - Rua Walter Bezerra de Sá, 58 – Aldeota - CEP:60135-225 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.1458 Localização do IPC

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados